sábado, 10 de julho de 2010

Mesas de Escritório são Ruins para Você?

Um pequeno artigo falando sobre pessoas que frequentam as academias de musculação convencionais. Após uma conversa com um colega de profissão que trabalha com musculação (e ainda acredita naquele velho sistema da musculação convencional: exercícios nas máquinas; "Hoje você treina ombro, peito e tríceps. Amanhã é costas e bíceps", para adaptar vamos fazer séries de 15 repetições; ah e por aí vai). Motivou-me a postar este artigo.
Leitura rápida, mas que faz esse povo, que ainda trabalha desta forma, começar a repensar seus conceitos.


Mesas de Escritório são Ruins para Você?
Mike Boyle


Mesas de escritório são ruins para você.
Só não agrave o problema exercitando-se incorretamente.

Não, não são mais más notícias. Sei que muitos irão detestar toda essa terapia de realidade. Acho que se ficarem cansados de mim... continuarei escrevendo do mesmo jeito.

Eu tive uma experiência horrível outro dia. Foi medonho. Como um filme ruim passando repetidas vezes. Pela primeira vez em anos, eu fui a uma academia tradicional (N.T: O que nós aqui no Brasil chamamos de academia de musculação) e treinei.

Percebi uma coisa. A despeito de todos os artigos e livros que pessoas como Mark Verstegen e eu temos escrito, baseado no que eu vi, muito poucas pessoas os leram, ou se leram, eles claramente nos ignoraram.

Eu passei uma hora me exercitando, e a dolorosa verdade é que durante aquela uma hora que eu estava na academia, eu não vi muitas pessoas exercitando-se corretamente. Eu senti como se estivesse de volta a 1980. Exercício após exercício, feitos com nenhuma atenção à técnica ou aos detalhes.

Há ainda um problema maior. Freqüentadores de academia são apaixonados pelos exercícios errados.


Comecemos com um conceito básico:

Se você trabalha em uma mesa de escritório, os 3 piores exercícios que pode fazer são: supino, “roscas” de bíceps e bicicleta ergométrica.

Eu sei o que está pensando. “Mas esta é minha sessão de exercícios inteira”.

Tristemente, muitas pessoas vão à academia, fazem algumas séries de supino, algumas roscas de braço e pulam na bicicleta. O que há de errado com isso?

A verdade é que trabalhando o dia inteiro sentado resulta em um encurtamento dos flexores do quadril, encurtamento de peitorais e encurtamento do bíceps. Isto devido à postura adotada enquanto se está sentado. Por isso que os americanos sofrem tanto de dores nas costas e no pescoço.


Basta olhar para o que compreende a postura sentada em frente ao computador. Os quadris estão flexionados, os braços também e os ombros estão projetados à frente. Se você está freqüentando a academia, seu objetivo deveria ser reverter os efeitos de horas de postura sentada, e não potencializar estes efeitos.

Ao invés disso as pessoas vão para a academia e potencializam estes efeitos. Supinos encurtam ainda mais os peitorais, roscas bíceps (N.T: Ou roscas de braço) reforçam a posição dos braços flexionados, e 30 minutos na bicicleta ergométrica encurtam ainda mais os flexores do quadril.




O que realmente precisamos fazer são exercícios que fortaleçam os músculos que mantém nossos ombros para trás, não um que os puxe à frente. Precisamos de mais exercícios que sejam variações da remada para fortalecer os músculos que puxam as escápulas para trás, não mais supinos puxando-as para frente. Secundariamente, precisamos alongar os flexores do quadril. Terceiro, assegurar-nos de que todo o trabalho de braços seja feito com a amplitude total de movimento a fim de não reforçar o encurtamento adaptativo. A cabeça projetada à frente e os ombros arredondados que ocorrem com a idade não são acidentes. Eles são o resultado da forma como vivemos e trabalhamos.

Um dos objetivos de qualquer programa de exercícios deveria ser reverter os efeitos da idade.

O fato é que a maioria das pessoas não vai parar de fazer supinos, roscas de braço ou pedalar na bicicleta ergométrica. Com isso em mente, pense em remadas e exercícios de controle da escápula. Assegure-se de fazer uma série de remada para cada série de supino ou supino inclinado que você fizer. Saia da bicicleta e ao invés disso caminhe, ou quando terminar a pedalada, passe algum tempo alongando seus flexores do quadril.

A chave é entender que os músculos que você não pode ver no espelho (os músculos das costas) são os responsáveis por assegurar que você não termine parecendo como a vovó ou o vovô.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo blog kalunga!
    abraço Loro

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana, enfim, trabalhamos pra isso.. tentar dar uma melhor condição física. Mas como tudo na vida existem uns e outros... e assim vai.

    ResponderExcluir
  3. Marcus achei o artigo bem interessante, mas não devemos abominar as academias, vamos então tentar trabalhar em conjunto com aqueles profissionais que muitas vezes são excelentes, e estão ali um pouco desmotivados ou sem muito apoio dos proprietários ou responsáveis de academia que apenas querem o lucro no final do mês, pouco se importando com os frequentadores ... te digo isto por que você sabe em qual academia eu vou e sabe bem como é.... grandes profissionais sem nenhum apoio. Grande abraço... Adriano

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Blog, Parabéns!
    Gostei do tema abordado é um excelente meio de comunicação, recomendarei a meus colegas e amigos...abraços

    ResponderExcluir
  5. E aí Marcus!
    Parabéns pelo blog!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Aeeeeeeeeee!!!!! Kalungaaaaaaaaa!Parabéns "ermão"! Belo trabalho!
    Saudações coloradas!

    ResponderExcluir
  7. CALUNGA! SEMPRE ESTOU RELENDO TEUS BLOGS, MUITO INTERESSANTES...
    NESSE CASO ESPECÍFICO, UM AGRAVANTE SÃO OS ABDOMINAIS TRADICIONAIS QUE OS PROFESSORES INSISTEM EM PRESCREVER... REPRODUZEM A FLEXÃO DE COLUNA LOMBAR, QUE É COMPROVADAMENTE O MECANISMO DE LESÃO DO DISCO INTERVERTEBRAL...SENDO QUE A PESSOA PASSOU SENTADA DE FORMA ERRADA (EM FLEXÃO LOMBAR) QUASE TODO O EXPEDIENTE DE TRABALHO...
    ABRAÇO !!

    ResponderExcluir