sexta-feira, 13 de junho de 2014

Notas Sobre Anatomia Funcional - Parte 1

Algumas anotações feitas ao assistir um dvd que já tem algum tempo de lançamento, mas que contém um material bem interessante, o dvd chama-se Building the Efficient Athlete e foi filmado durante um curso dado por 2 preparadores físicos norte-americanos: Eric Cressey e Mike Robertson.
Resolvi compartilhar as notas que fiz, onde se discute a respeito do papel de diversos músculos, eles colocam a função que é descrita nos livros tradicionais e adicionam algumas considerações a respeito de cada um destes músculos, achei que valia a pena compartilhar, pode ser que seja mais uma peça adicionada a montagem deste quebra cabeças que é a compreensão do funcionamento do corpo humano.

Espero que seja útil aos amigos.
Abraço aos amigos.


Notas sobre Anatomia Funcional - Parte 1

Marcus Lima



Membros Inferiores e Tronco

Reto Femoral:

Função Primária: Flexão do quadril, extensão do joelho.

Implicações:
- Flexores do quadril rígidos = glúteos fracos (através do processo de inibição recíproca).

- Pode estar associado a anteversão pélvica, aquela inclinação anterior da pelve que pode nos causar tantos problemas (pode não ser O culpado, mas está metido no problema).

- Rigidez do quadríceps (e o reto femoral é um deles) é uma das causas comuns de dor anterior no joelho.





Tensor da Fáscia Lata:

Função Primária: Flexão, abdução e rotação interna do quadril, um pouco de assistência na extensão do joelho.

Implicações:
- Frequentemente rígidos ou aderidos ao vasto lateral (através da banda iliotibial, como pode ser visto na foto do lado direito, onde são mostrados o vasto lateral e o tensor da fáscia lata, no membro esquerdo está somente o tensor da fáscia lata). Essa falta de deslizamento entre o vasto lateral e a banda (ou trato) iliotibial contribui para a dor lateral no joelho.

- Contribui para a lateralização da patela, pelos motivos citados no item acima.

- Melhor curso de ação são métodos manuais de liberação do trato iliotibial. 




Ilíaco:
Função Primária: Flexor e rotador lateral do quadril.

Implicações:

- Flexores do quadril rígidos = glúteos fracos (inibição recíproca, mesmo processo citado no músculo reto femoral).

- Quantas horas as pessoas passam sentadas? Adaptação à postura adotada por todos nós, fazendo com que o músculo se torne rígido.

- Ilíaco é DIFERENTE do Psoas! (embora comumente nos referimos a eles como Íliopsoas, possuem origens diferentes e diferem na função).






Psoas Maior:
Função Primária: 
No quadril: Flexor e rotador lateral. 
Na coluna lombar: Extensão e rotação lateral. 
Estabilidade lombar: Através da compressão axial e controle de carga excêntrica.

Implicações:
- Conexão com o diafragma e assoalho pélvico, através de fáscia (importante na estabilidade lombar).

- Está rígido ou Inibido? 
         - Podemos analisar o comprimento, para ver se há rigidez, através do Teste de Thomas.
         - Podemos analisar a ativação, para ver se é efetivo na ativação acima de 90º, através do Teste do Psoas em Pé – elevando uma perna.

- Verificar assimetrias (que lado é o culpado? Os dois lados estão iguais?)

- Pode causar anteversão pélvica, isso associado com a extensão lombar pode ser = Dor lombar.

- Único dos flexores do quadril que é efetivo acima dos 90° (por causa de seu braço de alavanca privilegiado).

- Thomas Test: Dá uma ideia da extensibilidade dos músculos flexores do quadril e de qual deles pode ser problemático.

- Compensações comuns: Se a coxa eleva (rigidez do psoas maior); Se a coxa eleva e o joelho estende (rigidez do reto femoral); Se ocorre abdução e rotação interna (rigidez do tensor da fáscia lata).


- Teste do Psoas em Pé - elevando a perna:
- Sustentar o joelho acima de 90º de flexão do quadril por 10 a 15 segundos.
- Procurar assimetrias e padrões compensatórios (inclinação anterior do quadril “se jogar para trás”, pode ser feito com as costas contra uma parede afim de eliminar essa compensação).Cãibra no tensor da fáscia lata é uma ocorrência comum, indicando uma tentativa de substituição da ação do psoas maior pela ação do tensor da fáscia lata, como sua alavanca é desfavorável, cãibras na região lateral do quadril podem ocorrer.
Como podemos ver no vídeo acima, assim que ela solta a perna, esta imediatamente desce e continua descendo aos poucos a medida que transcorre o teste. Indicando problemas com a ativação do psoas maior.


Vasto Lateral:
Função Primária: Extensão do joelho, com o joelho em flexão produz um pequeno torque de rotação externa da perna.

Implicações:
- Podem tornar-se rígidos e aderidos ao trato iliotibial (como mencionado anteriormente).

- As estruturas laterais do joelho e quadril tendem a predominar e tornarem-se rígidas e sobrecarregadas, em oposição às estruturas mediais (cabo de guerra: lateral x medial = patela pagando o pato. Fazendo com que a patela tenda a lateralizar e atritar de maneira anormal com a borda lateral do sulco chamado de tróclea femoral).

- Tende a puxar lateralmente a patela.


Adutor Magno:

Função Primária: Adução, rotação interna, flexão e extensão do quadril.

Implicações:
- Considerado o 4º isquiotibial (Thomas Myers, autor do ótimo livro: Trilhos Anatômicos). Myers o considera assim, por sua posição e função no que diz respeito ao quadril (como vemos no membro direito na foto. No esquerdo aparece o adutor magno sozinho).

- Sobrecarregado quando o glúteo é inativo. 
Na anteriorização da pelve: glúteo não funciona – dominância dos ísquios na extensão do quadril – em seguida vem o adutor magno

- Atleta mulher: 
Anteriorização da pelve: glúteo não funciona – quando há uma dominância do adutor magno, a extensão do quadril vem acompanhada de uma rotação interna, mais a adução do quadril, essa ação acentuada pela estrutura pélvica mais larga da mulher = mecanismo de lesão do Ligamento Cruzado Anterior do joelho (não se pode alterar a genética feminina, mas se pode melhorar a biomecânica de todo o complexo do membro inferior).

- Substituto do glúteo na extensão do quadril (quando há falta de ativação do glúteo: dominância sinergística). Como dito antes, o problema nem é tanto a extensão do quadril, mas sim os movimentos no plano transverso, onde não há o glúteo máximo para desacelerar a rotação interna, e quando há uma predominância do adutor magno a coisa fica pior porque ele é um rotador interno (devemos estimular o trabalho do glúteo como estabilizador no plano transverso).


Glúteo Médio Anterior:

Função Primária: Abdução, flexão e rotação interna do quadril

Implicações:
- Funciona de maneira similar ao tensor da fáscia lata e glúteo mínimo.

- Contribuinte para dor ântero-lateral no joelho.

- Tem uma arquitetura semelhante ao deltóide (pensar nas funções do deltóide anterior x posterior). Diferentes porções dos músculos as vezes desempenham diferentes funções.

- Uma compensação comum causada por esta por porção do glúteo médio anterior é a flexão com rotação interna do quadril (no momento da flexão do quadril acima de 90º).

- Tem a tendência de se sobrepor às fibras posteriores. Assim como outras estruturas anteriores do quadril, tende a ser sobrecarregado, tornando-se rígido.



Piriforme:
Função Primária: Rotação lateral e extensão do quadril.

Implicações:
- Um dos 6 pequenos músculos rotadores laterais (externos do quadril).

- Localizado superiormente em relação aos outros 5.

- Tensão excessiva leva a retroversão pélvica com conseqüente diminuição da curvatura lombar (flexão lombar), o que por sua vez pode levar a lesões discais. Pessoas com discopatias em geral apresentam rigidez no piriforme.

- Tensão excessiva, leva a falta de rotação interna do quadril, especialmente com o quadril flexionado a menos de 90º.





Quadrado Lombar:

Função Primária: Flexão lateral do tronco (com os pés fixos no chão), elevação da pelve do mesmo lado (em cadeia cinética aberta).

Implicações:
- Contribui para o desnível da pelve (quadril alto), no lado onde está tenso.

- Quando existem problemas de ativação com o glúteo médio, o quadrado passa a (tentar) assumir/auxiliar a abdução do quadril, ocorre quando vemos uma inclinação da pelve do lado oposto em movimentos no plano frontal. (Nota pessoal: Ligado ao mecanismo de lesão muscular dos adutores).

- A dominância da mão tem influência, destros geralmente terão o quadril direito mais alto, canhotos o esquerdo.





Eretores da Coluna:

3 nomes: Iliocostal, Espinhal, Longuíssimo do Dorso.

Função Primária: Extensão (ação bilateral), Rotação (quando um lado contrai).

Implicações:

- A anteriorização da pelve, além de inibir os glúteos, enrijece/encurta os eretores da espinha (sobrecarregados). Então além do glúteo alongado e fraco temos os eretores compensando e contribuindo para lesões (pensar no levantamento terra, talvez seja essa a causa e não o exercício em si).

9 comentários:

  1. Sempre bom relembrar e prestar atenção nas funções específicas de cada músculo. Valeu Marcus!! Abç!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo. Sim, sempre importante adicionarmos esses fragmentos de informação ao panorama geral.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Muito bom, agora a dúvida: o adutor magno também é responsável pela adução do joelho no final de um agachamento, por ser mais forte que um glúteo médio enfraquecido? Um dos meus alunos sempre aproxima o joelho direito medialmente ao final do agachamento. Que tu acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil responder essa Edilson, o glúteo máximo também está em posição de não deixar isso acontecer. Pode ser o desequilíbrio muscular que citaste, pode ser a partir do pé, pode ser o problema do padrão do agachamento em si. O mais importante é ver o que funciona, pode não ser o ideal (que seria sempre sabermos o que realmente está acontecendo), mas as vezes é o que temos: tentativa e erro. Sempre pesando o risco-benefício, claro.

      Excluir
  3. Obrigado Marcus Lima! Ajudou bastante aqui!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Marcus. Agora uma duvida. Sempre que realizo exercícios unilaterais para membro inferior, fico com o glúteo médio (lado direito) muito contraturado. Será que ele esta sobrecarregado na função de estabilizar o joelho? Quem poderia estar inibido? Sei que é dificil responder assim, mas mesmo assim agradeço. valeu e parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que seja difícil responder assim, é impossível! Só podemos conjecturar, parece que o glúteo médio está com sobrecarga, mas quem está apresentando inibição é impossível dizer sem que se faça uma avaliação. O melhor que se pode fazer é recomendar uma avaliação do Método NKT (o melhor método que conheço para estabelecer estas relações que conheço). Se quiser maiores informações à respeito fique a vontade de entrar em contato.

      Excluir