sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mais Pérolas de Sabedoria de Gray Cook: FMS – Parte 2

Finalizando as notas de Patrick Ward do curso de certificação do Functional Movement Screen – FMS. Como disse anteriormente, para fazer-nos repensar algumas coisas. Introduzi algumas figuras para facilitar o entendimento.
Espero que tenham gostado.
Abraço a todos.

Pérolas de Sabedoria de Gray Cook: Curso FMS – Parte 2
Patrick Ward


Ω Se você tem algum problema com seu active straight leg raise (N.T: subida da perna) ou com a mobilidade do ombro (N.T: shoulder mobility), você não tem de ir a lugar algum nas estratégias corretivas. Não se preocupe com o agachamento, limpe PRIMEIRO o active straight leg raise e a mobilidade do ombro.



Ω Se você deixar de fazer um dos 7 testes em virtude do seu próprio conceito (ou pré-conceito), seus dados serão falhos e não terão o mesmo resultado.
Existem 7 testes por uma razão. Todos eles são importantes.


Ω Após limpar o active straight leg raise e a mobilidade do ombro, mire na estabilidade rotacional (N.T: Rotary Stability), já que este é um teste da função “suave” do core (N.T: Core “suave” seriam os músculos mais profundos da região: diafragma, multífidos, assoalho pélvico e transverso abdominal).


Ω A dor é um sinal de que não podemos treinar.

Ω Você precisa fazer com que seus clientes parem de fazer coisas negativas que atrasarão seu progresso no treino. Uma vez que o movimento alcança um padrão acima de um mínimo, eles podem trabalhar no que gostam de fazer. Se eles não estiverem dispostos a desistir dessas coisas, os resultados do programa de treinamento sempre farão com que você pareça mau, já que eles não melhorarão. Por exemplo, os melhores cirurgiões não iriam operar fumantes porque o fumo atrasa o processo de cura e seus resultados não serão tão bons, fazendo o cirurgião parecer mau. Você não pediria ao seu mecânico para correr ao lado do seu carro e consertar o motor ENQUANTO VOCÊ ESTIVER DIRIGINDO!

Ω Não esteja pronto para adicionar um positivo (estratégia de exercício corretivo) a um programa de treinamento. Tente primeiro e remova um negativo!

Ω Qualquer movimento que não seja pontuado com um escore de no mínimo 2,
(N.T: O sistema de pontuação do FMS vai de 0 a 3:
3 → Reproduz bem o padrão de movimento;
2 → Reproduz o padrão de movimento com alguma compensação;
1 → Não reproduz o padrão de movimento ou o faz com sérias compensações;
0 → Sente dor).

significa que você não pode fazer nenhum tipo de condicionamento ou trabalho de força naquele movimento. É preciso alcançar um padrão mínimo.

Ω A definição de exercício corretivo é se MOVA BEM e então se MOVA MAIS. A maioria das pessoas quer apenas se mover mais.

Ω A melhor maneira de fazer seu core trabalhar corretamente é corrigir seu pior padrão de movimento. Se você puder obter de volta sua mobilidade, seu core será ativado automaticamente e fará o que ele precisa fazer (não esqueça, mobilidade antes de estabilidade). Seu core pode não ser capaz de trabalhar adequadamente no momento, porque seu tornozelo está travado ou seus quadris não se movem adequadamente, etc... Fazer todo trabalho para o core e todas as pranchas do mundo não consertarão o problema.


Ω Para corrigir movimentos, trabalhe direcionado no “berço” (N.T: Referindo-se ao que deveria ser o nosso “padrão ouro” em se tratando de padrões de movimentos: O Movimento Infantil).

Ω Se você não se move bem em um determinado padrão, não se mova com freqüência neste padrão até que ele melhore. Por exemplo: se o padrão de agachamento é ruim, não se preocupe em ficar fazendo atividades que envolvam saltos até que o agachamento melhore.

Ω Me desaponta ver pesquisas que testam estabilidade sem que os pesquisadores limpem (N.T: No sentido de resolver) a mobilidade antes. Estabilidade é dirigida por uma mobilidade ideal, já que a mobilidade melhora a estimulação dos mecanorreceptores.
Mobilidade ruim = função dos mecanorreceptores ruim = estabilidade ruim.

Ω Um centro de gravidade mais alto fará você se estabilizar de maneira autêntica. Procure usar um centro de gravidade mais alto em alguns de seus exercícios/movimentos.

Ω Se você entrar em um padrão de movimento e os músculos que estão sendo estirados contraírem e empurrarem-no para fora do padrão, ISTO NÃO É ENCURTAMENTO. Isto na realidade é uma contração, embora o cliente decreva isto como rigidez (ou encurtamento). Um bom exemplo para isso é um cliente que não consegue tocar os dedos dos pés e alega que seus isquiotibiais estão encurtados, quando na realidade os isquiotibiais estão ativados (quando eles deveriam estar em alongamento) durante o movimento para fornecer estabilidade para a pelve uma vez que o core não esta fazendo o que deveria fazer. Isto é contração muscular e não encurtamento dos isquiotibiais.

Ω Inconsistências no FMS normalmente são problemas de estabilidade, enquanto consistências tipicamente são problemas de mobilidade. (N.T: Um exemplo que exemplifica isso: Se um cliente tem um escore baixo no leg raise/subida da perna,

mas consegue tocar os dedos dos pés na postura em pé e na postura sentada também, isto é uma inconsistência, então provavelmente é um problema de estabilidade. O contrário: em nenhuma das posições consegue tocar os dedos dos pés e tem escore baixo no active straight leg raise é um problema consistente e provavelmente é um problema de mobilidade.

Ω Se você quer que seus abdominais trabalhem melhor, se mova melhor!

Ω A definição de um exercício funcional é o que ele produz, NÃO como ele parece. (N.T: Definitivamente uma das minhas favoritas).



Ω Você tem que quebrar um padrão antes que possa construir um padrão!

Ω Gostaríamos de pensar que podemos verbalizar para as pessoas como se moverem melhor, mas não podemos. Tente dizer a alguém que nunca andou de bicicleta como fazê-lo e veja se ela consegue reproduzi-lo. Ela não pode! Ela tem de sair lá fora, subir na bicicleta e tentar algumas vezes para entender como parece. Exercício funciona da mesma maneira.

Ω Você não pode ter um autêntico aprendizado motor em um padrão que produz dor.

Espero que tenham achado estas anotações úteis e que elas os tenham feito pensar um pouco.
Patrick Ward.

2 comentários:

  1. Prof. Marcus.Gostaria muito de um e-mail seu pra podermos conversar, tenho muitas curiosidades, principalmente sobre o perform better e o prof. Mike Boyle.
    O meu é: tiagomouraef@gmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. limatreinamento@gmail.com
    Pode mandar aí camarada.
    Abraço.

    ResponderExcluir