quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Uso da Mandíbula para o Controle Motor



Outro artigo falando sobre anatomia escrito pela Kathy Dooley, desta vez explicando de que forma a articulação temporomandibular, ou mandíbula na linguagem popular, pode estar compensando por problemas em outras áreas do corpo.



Aos que gostam de ler em inglês, aí está o link do artigo original: 



Porque Você usa a Mandíbula para o Controle Motor

Kathy Dooley 



Já vi minha cota de pacientes com disfunção na mandíbula.

O que me impressiona é que eles não chamam simplesmente de mandíbula. Eles se referem pelo nome anatômico, Articulação Temporomandibular (ATM).

Pessoas leigas apontam direto para a articulação e sua musculatura. Eles têm o entendimento da força das compensações quando sentem desconforto na área.





Eles me perguntam diariamente: 
- Por que a mandíbula se torna sobrecarregada por falta de movimento em outro lugar?

A mandíbula compensa por várias estruturas, desde os glúteos até os flexores profundos do pescoço, disfunção no assoalho pélvico e estabilidade abdominal.


Observe alguém levantar algo pesado ou com disfunção na 
respiração, e observará a mandíbula cerrada, deslocamento 
para um lado ou outro e movimento nessa articulação na tentativa de ganhar estabilidade. 

A articulação temporomandibular é um local de compensação por causa dos seus centros de desenvolvimento. O controle motor envolve mobilidade, estabilidade, força e equilíbrio relativo a onde você se encontra no espaço, um conceito conhecido como propriocepção.     
Os  centros  mais importantes  de entrada e saída de informações para propriocepção (e portanto para o controle motor) estão localizados no cerebelo. 
O cerebelo é o pequeno cérebro que lida com a coordenação do movimento e propriocepção. Está localizado abaixo do lobo occipital do cérebro, derivado de uma vesícula cerebral chamada metaencéfalo. 

Também derivado do metaencéfalo está uma parte do tronco cerebral chamado pons. Esta é a parte do tronco cerebral que inerva a articulação temporomandibular. 

Em toda sua genialidade, seu corpo carrega a articulação temporomandibular com a maior quantidade de propriocepção por área de superfície do que qualquer outra articulação 
móvel. 

O adágio é verdadeiro: Coisas que são inervadas juntas, ativam juntas (N.T: Em inglês o adágio é: Things that wire together, fire togheter). Então quando falta controle motor no cerebelo, existe uma transmissão direta para seu irmão no tronco cerebral, o pons. Então sua mandíbula pode compensar por falta de controle motor em outras partes do corpo. Olhe para o tamanho destes axônios do pons para o cerebelo. Imagine todos sistemas de auto-estradas do mundo nesses axônios, mandando informações de entrada (N.T: Input. Entrada de informações sensoriais) e saída (N.T: Output. Saída de informações motoras) do cerebelo para o pons e vice-versa. 

O potencial para comunicação é infinito, fazendo das estruturas inervadas pelo pons alguns dos melhores compensadores do corpo. 

E quando os compensadores são usados por tempo suficiente, eles começam a apresentar problemas. A disfunção na ATM é com certeza uma compensação pela falta de controle motor em alguma outra parte da cadeia cinética. 

Se nada for feito, as estruturas irão "quebrar".  

Quando elas falham, o cerebelo pode ter que procurar por outros conectores em seu sistema de auto-estradas (N.T: Highways em inglês), como o pons superior e inferior e o mésencefalo. Quando ele faz isso, o movimento ocular e as expressões faciais também podem se tornar compensações. 
 


Ponha a medula envolvida, através de suas ligações com o cerebelo, e agora o trapézio, músculos do palato, faringe e os músculos acessórios da articulação temporomandibular podem ser envolvidos, assim como a musculatura cervical superior.
Quando alguém tem uma disfunção na ATM, assegure-se que haja um profissional do movimento qualificado que avalie o sistema de controle motor. 

A ATM não é a vilã da estória, ela é a estrutura que está compensando. 

A mandíbula sobrecarregada está provavelmente compensando por elementos do controle motor que não estão funcionando direito em algum outro lugar da cadeia cinética. 

Avalie e corrija o sistema de movimento. A soma é sempre maior do que suas partes. 


Como sempre, é com você. 

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