Algumas anotações feitas ao assistir um dvd que já tem algum tempo de lançamento, mas que contém um material bem interessante, o dvd chama-se
Building the Efficient Athlete e foi filmado durante um curso dado por 2 preparadores físicos norte-americanos: Eric Cressey e Mike Robertson.
Resolvi compartilhar as notas que fiz, onde se discute a respeito do papel de diversos músculos, eles colocam a função que é descrita nos livros tradicionais e adicionam algumas considerações a respeito de cada um destes músculos, achei que valia a pena compartilhar, pode ser que seja mais uma peça adicionada a montagem deste quebra cabeças que é a compreensão do funcionamento do corpo humano.
Espero que seja útil aos amigos.
Abraço aos amigos.
Notas sobre Anatomia Funcional - Parte 1
Marcus Lima
Membros Inferiores e Tronco
Reto Femoral:
Função Primária: Flexão do quadril, extensão do joelho.
Implicações:
- Flexores do quadril rígidos = glúteos fracos (através do processo de inibição recíproca).
- Pode estar associado a anteversão pélvica, aquela inclinação anterior da pelve que pode nos causar tantos problemas (pode não ser O culpado, mas está metido no problema).
- Rigidez do quadríceps (e o reto femoral é um deles) é uma das causas comuns de dor anterior no joelho.
Tensor da Fáscia Lata:
Função Primária: Flexão, abdução e rotação interna do quadril, um pouco de assistência na extensão do joelho.
Implicações:
- Frequentemente rígidos ou aderidos ao vasto lateral (através da banda iliotibial, como pode ser visto na foto do lado direito, onde são mostrados o vasto lateral e o tensor da fáscia lata, no membro esquerdo está somente o tensor da fáscia lata). Essa falta de deslizamento entre o vasto lateral e a banda (ou trato) iliotibial contribui para a dor lateral no joelho.
- Contribui para a lateralização da patela, pelos motivos citados no item acima.
- Melhor curso de ação são métodos manuais de liberação do trato iliotibial.
Ilíaco:
Função Primária: Flexor e rotador lateral do quadril.
Implicações:
- Flexores do quadril rígidos = glúteos fracos (inibição recíproca, mesmo processo citado no músculo reto femoral).
- Quantas horas as pessoas passam sentadas? Adaptação à postura adotada por todos nós, fazendo com que o músculo se torne rígido.
- Ilíaco é DIFERENTE do Psoas! (embora comumente nos referimos a eles como Íliopsoas, possuem origens diferentes e diferem na função).
Psoas Maior:
Função Primária:
No quadril: Flexor e rotador lateral.
Na coluna lombar: Extensão e rotação lateral.
Estabilidade lombar: Através da compressão axial e controle de carga excêntrica.
Implicações:
- Conexão com o diafragma e assoalho pélvico, através de fáscia (importante na estabilidade lombar).
- Está rígido ou Inibido?
- Podemos analisar o comprimento, para ver se há rigidez, através do Teste de Thomas.
- Podemos analisar a ativação, para ver se é efetivo na ativação acima de 90º, através do Teste do Psoas em Pé – elevando uma perna.
- Verificar assimetrias (que lado é o culpado? Os dois lados estão iguais?)
- Pode causar anteversão pélvica, isso associado com a extensão lombar pode ser = Dor lombar.
- Único dos flexores do quadril que é efetivo acima dos 90° (por causa de seu braço de alavanca privilegiado).
- Thomas Test: Dá uma ideia da extensibilidade dos músculos flexores do quadril e de qual deles pode ser problemático.
- Compensações comuns: Se a coxa eleva (rigidez do psoas maior); Se a coxa eleva e o joelho estende (rigidez do reto femoral); Se ocorre abdução e rotação interna (rigidez do tensor da fáscia lata).
- Teste do Psoas em Pé - elevando a perna:
- Sustentar o joelho acima de 90º de flexão do quadril por 10 a 15 segundos.
- Procurar assimetrias e padrões compensatórios (inclinação anterior do quadril “se jogar para trás”, pode ser feito com as costas contra uma parede afim de eliminar essa compensação).Cãibra no tensor da fáscia lata é uma ocorrência comum, indicando uma tentativa de substituição da ação do psoas maior pela ação do tensor da fáscia lata, como sua alavanca é desfavorável, cãibras na região lateral do quadril podem ocorrer.
Como podemos ver no vídeo acima, assim que ela solta a perna, esta imediatamente desce e continua descendo aos poucos a medida que transcorre o teste. Indicando problemas com a ativação do psoas maior.
Vasto Lateral:
Função Primária: Extensão do joelho, com o joelho em flexão produz um pequeno torque de rotação externa da perna.
Implicações:
- Podem tornar-se rígidos e aderidos ao trato iliotibial (como mencionado anteriormente).
- As estruturas laterais do joelho e quadril tendem a predominar e tornarem-se rígidas e sobrecarregadas, em oposição às estruturas mediais (cabo de guerra: lateral x medial = patela pagando o pato. Fazendo com que a patela tenda a lateralizar e atritar de maneira anormal com a borda lateral do sulco chamado de tróclea femoral).
- Tende a puxar lateralmente a patela.
Adutor Magno:
Função Primária: Adução, rotação interna, flexão e extensão do quadril.
Implicações:
- Considerado o 4º isquiotibial (Thomas Myers, autor do ótimo livro: Trilhos Anatômicos). Myers o considera assim, por sua posição e função no que diz respeito ao quadril (como vemos no membro direito na foto. No esquerdo aparece o adutor magno sozinho).
- Sobrecarregado quando o glúteo é inativo.
Na anteriorização da pelve: glúteo não funciona – dominância dos ísquios na extensão do quadril – em seguida vem o adutor magno
- Atleta mulher:
Anteriorização da pelve: glúteo não funciona – quando há uma dominância do adutor magno, a extensão do quadril vem acompanhada de uma rotação interna, mais a adução do quadril, essa ação acentuada pela estrutura pélvica mais larga da mulher = mecanismo de lesão do Ligamento Cruzado Anterior do joelho (não se pode alterar a genética feminina, mas se pode melhorar a biomecânica de todo o complexo do membro inferior).
- Substituto do glúteo na extensão do quadril (quando há falta de ativação do glúteo: dominância sinergística). Como dito antes, o problema nem é tanto a extensão do quadril, mas sim os movimentos no plano transverso, onde não há o glúteo máximo para desacelerar a rotação interna, e quando há uma predominância do adutor magno a coisa fica pior porque ele é um rotador interno (devemos estimular o trabalho do glúteo como estabilizador no plano transverso).
Glúteo Médio Anterior:
Função Primária: Abdução, flexão e rotação interna do quadril
Implicações:
- Funciona de maneira similar ao tensor da fáscia lata e glúteo mínimo.
- Contribuinte para dor ântero-lateral no joelho.
- Tem uma arquitetura semelhante ao deltóide (pensar nas funções do deltóide anterior x posterior). Diferentes porções dos músculos as vezes desempenham diferentes funções.
- Uma compensação comum causada por esta por porção do glúteo médio anterior é a flexão com rotação interna do quadril (no momento da flexão do quadril acima de 90º).
- Tem a tendência de se sobrepor às fibras posteriores. Assim como outras estruturas anteriores do quadril, tende a ser sobrecarregado, tornando-se rígido.
Piriforme:
Função Primária: Rotação lateral e extensão do quadril.
Implicações:
- Um dos 6 pequenos músculos rotadores laterais (externos do quadril).
- Localizado superiormente em relação aos outros 5.
- Tensão excessiva leva a retroversão pélvica com conseqüente diminuição da curvatura lombar (flexão lombar), o que por sua vez pode levar a lesões discais. Pessoas com discopatias em geral apresentam rigidez no piriforme.
- Tensão excessiva, leva a falta de rotação interna do quadril, especialmente com o quadril flexionado a menos de 90º.
Quadrado Lombar:
Função Primária: Flexão lateral do tronco (com os pés fixos no chão), elevação da pelve do mesmo lado (em cadeia cinética aberta).
Implicações:
- Contribui para o desnível da pelve (quadril alto), no lado onde está tenso.
- Quando existem problemas de ativação com o glúteo médio, o quadrado passa a (tentar) assumir/auxiliar a abdução do quadril, ocorre quando vemos uma inclinação da pelve do lado oposto em movimentos no plano frontal. (Nota pessoal: Ligado ao mecanismo de lesão muscular dos adutores).
- A dominância da mão tem influência, destros geralmente terão o quadril direito mais alto, canhotos o esquerdo.
Eretores da Coluna:
3 nomes: Iliocostal, Espinhal, Longuíssimo do Dorso.
Função Primária: Extensão (ação bilateral), Rotação (quando um lado contrai).
Implicações:
- A anteriorização da pelve, além de inibir os glúteos, enrijece/encurta os eretores da espinha (sobrecarregados). Então além do glúteo alongado e fraco temos os eretores compensando e contribuindo para lesões (pensar no levantamento terra, talvez seja essa a causa e não o exercício em si).